Muito mais do que simplesmente dar um nome, é vital que passe pela mente dos profissionais de Marketing aquilo que seu consumidor deseja, caso contrário todo o planejamento perde-se, pois não há uma identificação imediata do produto com seu consumidor.
As empresas devem estar atentas ao mercado, dependendo da sua especialidade os nomes dos produtos devem acompanhar a mesma trajetória, Marcas de roupas e acessórios esportivos devem ter uma imagem arrojada, jovem e que identifique-se com o consumidor, carros de luxo também têm o seu apelo, elegância, status e representam a personalidade do dono.
As estratégias que podem ser usadas para dar um nome a uma Marca são quatro:
- Nomes individuais: uma grande vantagem da estratégia de nomes individuais é que a empresa não associa sua reputação à do produto, se o produto fracassa ou parece ter baixa qualidade, o nome e a imagem da empresa não são afetados, a estratégia permite que a empresa busque o melhor nome para cada novo produto;
- Nomes de família: um nome de família abrangente apresenta vantagens, como o custo de desenvolvimento ser menor, porque não há necessidade de Pesquisa de “nome” nem de pesados gastos com Propaganda para criar o reconhecimento do nome de Marca, além disso, é bem provável que as vendas do novo produto sejam boas, se o nome do fabricante é bom;
- Nomes de famílias separados: quando uma empresa fabrica produtos bem diferentes, não é desejável usar um nome de família abrangente, as empresas normalmente inventam diferentes nomes de família para linhas de qualidade diferente, dentro da mesma classe de produto;
- Nome comercial da empresa combinado com diferentes nomes de produtos: alguns fabricantes associam o nome de sua empresa a um nome de Marca para cada produto, o nome da empresa legitima o novo produto e o nome individual o identifica.
Uma vez que a empresa decide sua estratégia de nome de Marca, ela deve escolher um nome de Marca específico, empresa pode escolher um nome relacionado:
- A uma pessoa;
- A uma localidade;
- À qualidade;
- A um estilo de vida;
- Ou então inventar um nome artificial.
Entre as qualidade desejáveis para um nome de Marca estão:
- Deve sugerir algo a respeito dos benefícios do produto;
- Deve sugerir as qualidades do produto, como uma ação ou cor;
- Deve ser fácil de pronunciar, de reconhecer e de lembrar, nomes curtos ajudam;
- Deve ser inconfundível;
- Não deve representar significados negativos em outros países e línguas.
Decisões sobre marca
Decisões de identidade de marca envolvem: Nome, Cores, Símbolo, Slogan, Logotipo. Observando-se as experiências do consumidor criam um vínculo com a marca que a propaganda de marca não consegue criar, as empresas deveriam tentar criar ou propiciar conscientização, aceitabilidade, preferência e fidelidade entre os clientes, marcas valiosas e poderosas gozam de altos níveis de fidelidade de marca.
Algumas atitudes do cliente em relação à marca devem ser analisadas: Ele está Satisfeito? Tem motivos para mudar? Está disposto a mudar de marca? Tem fidelidade a marca? Satisfeito mudar de marca? Representaria custos? Valoriza a marca e a vê como uma aliada? É devotado à marca?
O Patrimônio de Marca é o efeito diferencial positivo de um nome de marca sobre os clientes.
O Patrimônio de marca
–Permite custos de marketing reduzidos.
–É um dos principais contribuintes do patrimônio de cliente.
Ter ou não ter marca
Vantagens de usar uma marca:
–Facilita o processamento de pedidos
–Proteção da marca registrada
–Ajuda na segmentação
–Melhora a imagem da empresa
–Varejistas e distribuidores preferem produtos de marca
Patrocínio de marca
Algumas opções:
–Marca do fabricante (nacional)
–Marca do distribuidor (do revendedor, da loja, da casa ou própria)
–Nome de marca licenciado
Nome de marca
Nomes de marcas fortes:
–Sugerem benefícios
–Sugerem qualidades dos produtos
–São fáceis de dizer, reconhecer e lembrar
–São inconfundíveis
–Não apresentam significados negativos em outras línguas
Estratégia de marca
Varia de acordo com o tipo de marca
- Marcas funcionais
- Marcas de imagem
- Marcas de experiência
- Extensões de linha
- Extensões de marca
- Multimarcas
-Novas marcas
- Marcas combinadas
Reposicionamento de marca
Pode-se usar um cartão de relatório de marcapara auditar as forças e fraquezas de uma marca. Mudanças nas preferências ou a presença de um novo concorrente pode indicar uma necessidade de reposicionamento de marca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário