sábado, 24 de abril de 2010

A NOVA ECONOMIA E O MARKETING


A ERA ATUAL É REPRESENTADA PELA DIGITALIZAÇÃO, A CONECTIVIDADE E A CUSTOMERIZAÇÃO ( PERSONALIZAÇÃO AOS DIFERENTES USUÁRIOS).

as práticas do e- business

E - BUSINESS: PLATAFORMAS ELETRÔNICAS PARA CONDUZIR OS NEGÓCIOS DE UMA EMPRESA. A INTERNET COM RAPIDEZ, PRECISÃO E PERSONALIZAÇÃO DE OFERTAS AO CLIENTE, ALÉM DE PERMITIR O USO DA INTRANET PARA  COMUNICAÇÃO ENTRE FUNCIOMÁRIOS.

E - COMMERCE: ALÉM DAS INFORMAÇÕES DO E-BUSINESS, O SITE WEB PERMITE TRANSAÇÕES E FACILITA A VENDA ON-LINE DE PRODUTOS E SERVIÇOS, OPORTUNIDADE DE EMPREGOS, HISTÓRIA E POLÍTICA DA EMPRESA, ETC.

E - PURCHASING: ATO DE COMPRAR DE MANEIRA EFICIENTE ATRAVÉS DA INTERNET.

O e-BUSINESS E O E - COMMERCE OCORREM PRINCIPALMENTE NOS 4 GRANDES DOMÍNIOS DA INTERNET:

B2B (BUSINESS - TO - BUSINESS): QUANDO COMPRADORES EMPRESARIAIS OBTÊM MELHORES PREÇOS EM WEB, SITES DE LEILÕES, CATÁLOGOS DE PRODUTOS ON - LINE, ETC. OS COMPRADORES EMPRESARIAIS TÊM ACESSO A MUITO MAIS INFORMAÇÕES DOS FORNECEDORES, TERCEIROS, CLIENTES E FORMADORES DE MERCADO, ALÉM DE PODEREM FIRMAR ALIANÇAS, POLÍTICAS PROMOCIONAIS DE DESCONTO POR VOLUME COMPRADO, ETC.

B2C (BUSINESS - TO CUSTOMER): QUANDO O CONSUMIDOR CONTROLA O PROCESSO DE TROCA ENTRE A EMPRESA E ELE. ELE QUE INDICA QUAIS AS INFORMAÇÕES, PRODUTOS SE   INTERESSAM E QUANTO QUER PAGAR POR ELE. EX: COMPRA DE LIVROS, DVD, CD, PASSAGENS AÉREAS, BRINQUEDOS, PERIFÉRICOS, ETC. O CONSUMIDOR PROCURA MAIOR COMODIDADE PARA FAZER PEDIDO E CUSTO MAIS BAIXO. A INTERNET É MENOS PROCURADA PARA PRODUTOS QUE PRECISAM SER TROCADOS, EXPERIMENTADOS E EXAMINADOS DETALHADAMENTE. (SUBMARINO, SARAIVA, AMERICANAS.COM, ETC)

C2C (CUSTOMER - TO CUSTOMER): QUANDO O CONSUMIDOR ATRAVÉS DE SALAS DE BATE - PAPO DE COMPRADORES, PROPAGANDA BOCA - A - BOCA INFLUENCIA DECISÕES DE COMPRAS DE OUTROS CONSUMIDORES. ESSA TROCA DE INFORMAÇÕES SOBRE PRODUTOS E SERVIÇOS SE ALASTRA COM RAPIDEZ AINDA MAIOR. EX: O E-BAY - UMA COMUNIDADE COMERCIAL OU ON - LINE, UM PARA UM COM MILHÕES DE USUÁRIOS REGISTRADOS, PRINCIPALMENTE CONSUMIDORES QUE QUEREM TANTO COMPRAR COMO VENDER NA MAIS DE MIL CATEGORIAS DE PRODUTOS.

C2B (CUSTOMER - TO - BUSINESS): QUANDO OS CONSUMIDORES UTILIZAM - SE DAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO ON - LINE PARA CADA VEZ MAIS SE COMUNICAR COM AS EMPRESAS ATRAVÉS DO EMAIL PARA RECLAMAR, SUGERIR, TIRAR DÚVIDAS, ELOGIAR, ETC. EMPRESAS INTELIGENTES PENSAM E RESPONDEM RAPIDAMENTE AS PERGUNTAS DO CLIENTE E PARA ISSO, ENVIAM BOLETINS INFORMATIVOS, OFERTAS ESPECIAIA POR EMAIL, ETC.
 AS PRÁTICAS DE MARKETING ESTÃO MUDANDO, ESTABELECENDO WEB SITES MAIS ATRAENTES COM NOVOS LAYOUTS, DESIGN MODERNO, FOTOS, TEXTOS, SOM, VÍDEO, ETC. A FACILIDADE DE NAVEGAÇÃO FIDELIZAM O RETORNO DO CLIENTE AO CONTEÚDO DA SUA EMPRESA ATRAVÉS DOS BANNERS, ANÚNCIOS, POP - UPS, PARCERIAS, ETC.
COM TODA ESSA TECNOLOGIA, AS EMPRESAS ESTÃO SE TORNANDO CADA VEZ MAIS EMPRESAS INTEIRAMENTE VIRTUAIS, SAINDO DO CONCEITO DE EMPRESAS REAIS E POR ISSO, UTILIZAR DA FERRAMENTA DO E - MARKETING PODE VALORIZAR O CONTATO COM OS CLIENTES, SATISFAZENDO SEMPRE SUAS NECESSIDADES DE MANEIRA RÁPIDA. A UTILIZAÇÃO DO BANCO DE DADOS REQUER TAMBÉM A APLICAÇÃO DO MARKETING DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE (CRM - CUSTOMER RELANCIONSHIP mANAGEMENT) que permite ás empresas um excelente serviço de atendimento ao cliente em tempo real, desenvolvendo um relacionamento cada vez maior e preferencial comcada cliente, se preocupando com as informações individuais sobre as ofertas, serviços, propagandas, mensagens, etc. para isso:
 -  seleção e identificação dos clientes existentes e potenciais.
 -  diferenciação dos clientes com base em suas necessidades e seu valor para a empresa, concentrando em seguida mais esforços nos clientes mais valiosos e preferenciais. ( o valor do cliente é estrimado pelo valor líquido de todos os lucros futuros que ele pode gerar)
 - interação com os clientes em uma base individual (um - para - um) para conhecer mais as necessidades de cada um deles e para que dessa forma, construir relacionamentos mais fortes.
- customerização de produtos, serviços e mensagens para cada cliente.

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