domingo, 15 de maio de 2011

Estresse positivo e ansiedade produtiva


O poder dinâmico da ansiedade
Visto que coisas ruins realmente acontecem e considerando que a tensão aumenta quando temos de estar atentos, então precisamos de algum tipo de ansiedade para sobreviver. A ansiedade é nossa defesa natural contra uma situação ameaçadora que nos ajuda a reagir rápida e eficazmente. De modo que, até certo ponto, a preocupação e a ansiedade constituem reações saudáveis. Um gráfico clássico desenvolvido por Yerkes e Dodson expressa o valor da ansiedade na curva de desempenho e ansiedade.
A princípio, com o aumento da ansiedade ou da preocupação, o desempenho também aumenta. Em determinado momento, porém, a ansiedade assume proporções excessivas e faz com que o desempenho diminua.
Uma importante meta que todo profissional deveria ter é tentar achar esse nível de ansiedade, que vai ajudá-lo a chegar ao máximo de seu desempenho, ao mesmo tempo que evita a ansiedade excessiva, pois isso seria prejudicial tanto para ele quanto para sua equipe ou subordinados, bem como para sua saúde profissional e pessoal.
O valor empresarial da ansiedade salutar
Quando a ansiedade deixa de ser algo pessoal para se tornar uma forma controlada de prever situações, a energia produzida pela ansiedade pode fazer com que você se torne produtivo e criativo, ajudando-o a descobrir novas soluções aos desafios de sua empresa. Ao se sentir ansioso no trabalho, isso pode ajudá-lo a ter o ímpeto e a adrenalina necessários para que você consiga focalizar sua energia de forma mais precisa, visando a um desempenho de alto nível. Por exemplo, um estresse positivo e saudável pode ser a fonte de energia de que você precisa para:
  • Cumprir prazos críticos
  • Apresentar uma proposta irresistível
  • Resolver novos problemas
  • Manter a situação sob controle
  • Contribuir para os esforços de uma equipe
  • Aprender novas habilidades
  • Começar a trabalhar em um novo emprego
  • Lidar com uma crise
A ansiedade salutar, por antecipação, pode ajudá-lo a se preparar para acontecimentos como esses, ao passo que o estresse positivo, diante de um evento qualquer, pode ser a fonte de energia e vigor de que você precisa para desempenhar a tarefa de modo eficaz.
Abordagens diferentes para pessoas diferentes
De fato, algumas pessoas se aventuram no mundo de alto risco do mercado de futuros, ou quando investem em projetos de alta tecnologia, ou quando têm de atingir metas criativas de publicidade. Outras pessoas, porém, preferem trabalhar em um ambiente mais estável, algo que seja mais previsível e administrável. O lado negativo do estresse é que, quando em excesso, pode levar a pessoa a uma exaustão precoce, ao passo que um nível mínimo de estresse pode levar a pessoa a ter um desempenho medíocre. Não obstante, cada um tem seu próprio nível de estresse no ponto máximo da curva de desempenho e ansiedade que o ajuda a maximizar suas metas de trabalho.
Avaliando seu nível de estresse
A ansiedade salutar ajuda as pessoas a ter um desempenho eficaz, como fonte de percepção preventiva e insight para resolver problemas na empresa. Por outro lado, a ansiedade prejudicial pode deturpar sua percepção do problema e impedir seus esforços para resolvê-lo.
Assim sendo, como determinar se o seu estresse é de natureza saudável ou não? Como descobrir se você tem a tendência de se preocupar demais com os problemas na empresa? Posto de modo simples, quando a ansiedade ou o estresse interfere em seu trabalho produtivo, então você realmente tem um problema. As pessoas que têm a tendência de se preocupar demais com os problemas sentem temores exagerados, gastam muito tempo com idéias fixas nada construtivas, não tomam decisões e são lentas em produzir resultados.
Se você suspeita ou já está consciente de que o estresse é um problema para você, para sua equipe ou para seus subordinados, comece a avaliar a gravidade do problema examinando tanto o ambiente de trabalho quanto as respostas individuais a esse ambiente. 

Um comentário:

  1. Isso é muito interessante, você poderia publicar mais artigos sobre o assunto ou poderia me indicar um livro que aborde este mesmo assunto.

    Abraço!

    ResponderExcluir