Uma forma de você se livrar do ciclo de estresse negativo é adotar esta abordagem de quatro passos, que apresenta uma estrutura de como lidar com o estresse desde o início.
- Pare. Assim que você perceber que o estresse está chegando, diga a você mesmo: Pare! Por exemplo, seu computador trava exatamente quando você está terminando uma apresentação e você é tomado de súbita ansiedade ao se lembrar das mensagens de erro que podem aparecer no monitor. A apresentação vai ser um fracasso; Não vou conseguir; Vou ser despedido. Antes que essas mensagens sejam expressas verbalmente, bloqueie-as dizendo Pare! Repita isso duas vezes: Pare! Pare!
2. Respire. O próximo passo é respirar. Respire fundo, enchendo seu diafragma de ar. Segure a respiração por oito segundos e, então, solte o ar lentamente. Da mesma forma que a palavra pare bloqueia os pensamentos negativos de sua mente, a respiração evita a tendência que temos de não respirar quando sob pressão. Concentrar-se na respiração vai ajudá-lo a focar seu estresse de maneira diferente.
- Reflita. Quando você interrompe o padrão de estresse e gera energia por meio da respiração, você consegue focar o verdadeiro problema, a causa do estresse. Ao refletir sobre suas reações ao estresse, você pode começar a determinar os diferentes níveis de pensamento e separar as reações racionais ao estresse das irracionais. Você pode, calma e realisticamente, identificar a situação real, distinguindo-a das distorções de seus pensamentos influenciados pela ansiedade.
- Decida. Finalmente, uma vez que você está concentrado no problema real, você pode decidir encontrar uma solução prática. Por exemplo, depois de reinicializar seu computador, talvez você descubra que muito pouco material foi perdido ou que mesmo sem esse material você consegue transmitir as informações pelo velho método de falar à sua platéia. O que talvez tenha parecido um desastre não passou de um problema administrável, cuja solução você mesmo patrocinou ao gerar os recursos necessários de que iria precisar, identificando suas opções.
O estresse ocorre na maioria das situações de trabalho, porém as exigências quase sempre conflitantes entre trabalho e vida pessoal podem se tornar uma fonte importante de estresse, angústia e ansiedade, tanto no trabalho quanto
- Trabalho e vida pessoal devem ser complementares e não conflitantes.
- As prioridades do trabalho devem ser identificadas e, em seguida, contrabalançadas com seus interesses pessoais.
- Pessoas completas são aquelas cujas habilidades e conhecimentos se entrecruzam no trabalho e na vida pessoal.
- Uma abordagem flexível e criativa a esse equilíbrio melhora o desempenho e a energia, tanto no trabalho quanto na vida pessoal.
A solução racional: Transformando a ansiedade em ação
Agora você já pode usar o poder de sua mente para alterar o padrão de uma ansiedade crônica. A abordagem sistemática chamada Avaliação-Planejamento-Solução vai ajudá-lo a examinar o processo envolvido na ansiedade, desmembrando-o em unidades-problemas menores e mais administráveis, de tal forma que possam ser resolvidas ou decifradas.Por exemplo, digamos que você receba um e-mail do líder de sua equipe falando sobre a agenda de uma futura reunião para tratar da revisão do orçamento. No passado, você sempre foi convidado a apresentar as metas orçamentárias para seu departamento, mas até agora você ainda não foi convidado para essa tarefa na reunião deste ano. Você sente um calafrio na barriga, um sinal de que você está começando a ficar ansioso. Os pensamentos aceleram: Por que não fui convidado? Será que eles designaram uma outra pessoa? Meu desempenho foi ruim da última vez? Devo ser um idiota! Vou ser excluído ou convidado a sair?
Pelo método Avaliação-Planejamento-Solução de combate à ansiedade, você pode interromper a progressão da ansiedade assim que perceber que ela está assumindo o controle.
- Avaliação: Correto, ainda não recebi nenhum convite para apresentar a previsão orçamentária na reunião de orçamento. Isso é tudo o que eu sei no momento.
- Planejamento: Preciso obter algumas informações. Vou contactar meu superior e perguntar-lhe diretamente se ele espera que eu apresente essa parte do orçamento.
- Solução: Vou telefonar para meu superior e marcar uma reunião para tratarmos do assunto pessoalmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário