quinta-feira, 9 de junho de 2011

Gerenciando Crises - Dicas


Dicas para evitar crises
Dica:
Evite falhas tecnológicas mantendo os computadores e outros sistemas atualizados, e assim que surgir um problema tente descobrir rapidamente a causa.
Dica:
Evite problemas trabalhistas durante períodos de trabalho excessivo, programando renovações de contratos e negociações, tendo em mente determinadas épocas do ano durante as quais há uma queda no movimento.
Dica:
Evite crises negociando e confrontando problemas antes que eles se agravem.
Dica:
Evite crises de transição tendo um plano transparente para que pessoas qualificadas possam substituir funcionários-chave caso estes fiquem, subitamente, impossibilitados de executar as suas funções.
Dica:
Evite complicações legais desencorajando atitudes do tipo faça isso a qualquer custo.
Dica:
Não financie inteiramente projetos de desenvolvimento, desde o seu início, evitando, com isso, crises financeiras progressivas.

Dicas para evitar uma crise de projeto
Dica:
Não inicie um projeto, a menos que os fundos estejam completamente disponíveis.
Dica:
Tente dar um passo de cada vez.
Dica:
Financie um programa com marcos de desempenho definidos. Evite financiar um programa com base em parcelas mensais ou anuais.
Dica:
Lembre-se de que as metas e os objetivos principais do projeto são mais importantes que os sistemas e medidas utilizados para atingir a meta.
Dica:
Antes de iniciar o projeto, certifique-se de ter um plano de tecnologia fácil de ser entendido.
Dica:
Utilize protótipos para testar novos produtos.
Dica:
Faça de tudo para prever as interrupções, providenciando fundos de reserva e flexibilidade de programação.
Dica:
Nomeie um gerente de projeto que esteja mais comprometido em executar a tarefa do que em conseguir uma promoção.
Dica:
Certifique-se de que o gerente de projeto está claramente no comando.
Dica:
Não permita que relações adversas se desenvolvam entre as pessoas interessadas.
Dica:
Enfatize confiabilidade e a qualidade no desenvolvimento de produtos e serviços.
Dica:
Esforce-se para manter a estabilidade gerencial.
Dica:
Mantenha a supervisão sobre o gerenciamento do projeto em nível bem discreto.
Dica:
Não arranque as flores para saber se as raízes estão saudáveis.
Dica:
Não interrompa um projeto no meio do caminho, a menos que você tenha uma razão muito forte para fazê-lo.

Dicas para se comunicar durante uma crise
Dica:
Faça o máximo para obter os fatos o mais rapidamente possível.
Dica:
Compareça pessoalmente. Você é um líder e as pessoas querem ouvir o que você tem a dizer.
Dica:
Comunique os fatos.
Dica:
Não especule sobre o que aconteceu ou sobre o que poderia ter acontecido.
Dica:
Seja honesto sobre o que você sabe e sobre o que você não sabe.
Dica:
Não encubra, minta ou se esquive.
Dica:
Reconheça e demonstre compaixão pelo sofrimento humano.
Dica:
Não demonstre compaixão utilizando jargões como: Sentimos muito, mas...
Dica:
Não aponte culpados. O objetivo é resolver a crise. Caso seja necessário, os culpados poderão ser apontados mais tarde.
Dica:
Aceite a responsabilidade de lidar com a crise e não de ser o seu causador.
Dica:
Transmita todas as más notícias de uma só vez. Transmitir más notícias aos poucos agrava a crise e mina a sua credibilidade.
Dica:
Não prometa nada que você não pode cumprir. É mais prudente prometer pouco e então entregar mais do que prometer muito e não ser capaz de cumprir.
Dica:
Não participe de uma coletiva com a imprensa ou de qualquer tipo de apresentação sem estar preparado ou, pelo menos, tente evitar isso.
Dica:
Faça uma lista das cinco perguntas que você menos gostaria de ouvir tenha certeza que alguém irá fazer essas perguntas – e esteja preparado para respondê-las.
Dica:
Prepare uma linha telefônica direta para controle de boatos caso a especulação excessiva chegue a inflamar a crise.
Dica:
Grave uma mensagem de voz em uma linha telefônica ao final de cada dia para que as pessoas possam ligar e saber o que realmente está acontecendo. A sua voz é uma poderosa ferramenta de comunicação.
Dica:
Utilize um Web site para reunir e transmitir informações importantes. O Web site da sua empresa tem credibilidade e é facilmente acessado por todas as pessoas. (A menos, é claro, que você esteja enfrentando uma crise porque o seu Web site está fora do ar.)

Dicas para lidar com uma crise
Dica:
Coloque o seu plano de comunicação em ação. Utilize o seu plano de comunicação para delegar responsabilidades e esclarecer como os outros devem se comunicar, com quem, quando e com que freqüência.
Dica:
Prepare a sua equipe encarregada de lidar com crises. Determine quais são as pessoas que podem ajudá-lo a lidar com a crise e convoque-as para uma reunião imediatamente. Talvez seja necessário criar uma equipe exclusivamente para lidar com a crise, enquanto as outras pessoas do seu departamento ou da empresa continuam trabalhando em suas funções normais.
Dica:
Divida a crise em partes. Se você olhar para o problema como uma única grande onda, você será rapidamente derrubado. Você consegue lidar com problemas menores mais rapidamente do que com a crise inteira.
Dica:
Delegue. Uma vez que você tenha desmembrado o problema, fica fácil delegar parte do trabalho. Determine quem é melhor para qual trabalho e dê a essa pessoa a autoridade de que ela vai precisar para que o trabalho seja realizado.
Dica:
Seja decisivo e flexível. Os dois opostos do espectro - indecisão e arrogância - são igualmente destrutivos em uma crise. Consiga as informações necessárias, reflita e tome decisões honestas.

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