quinta-feira, 9 de junho de 2011

Gerenciando Crises - Parte 01


> Visão Geral
O que você faria?
Carlos era gerente de uma bem-sucedida cadeia de lojas de vendas a varejo. A empresa havia prosperado durante o ano anterior. As receitas estavam em alta e as margens de lucro, aumentando cada vez mais. Como os negócios andavam tão bem, Carlos ficou surpreso quando recebeu um memorando do vice-presidente da empresa pedindo-lhe para fazer um levantamento de previsão de crises. O que o vice-presidente queria dizer com levantamento de previsão de crises e por que Carlos deveria se preocupar com uma crise quando os negócios estavam indo tão bem? Carlos não tinha a menor idéia por onde começar. O que você faria?
O que você poderia fazer?
Carlos talvez devesse começar conversando com seus colegas que trabalham em diferentes áreas para melhor entender o que potencialmente pode dar errado em tempos difíceis. É importante fazer um levantamento de previsão de crises quando as coisas estão indo bem, para que você possa estar mais bem preparado, caso ocorra uma crise. Um dos primeiros passos na elaboração de um levantamento de previsão de crises é conversar com várias pessoas diferentes na sua empresa, para reunir diferentes perspectivas sobre o que poderia acontecer. A seguir, Carlos devia fazer a análise SWOT para determinar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa para cada crise potencial.
Resumo
Esse tema contém informações sobre como:
  • Evitar uma crise por meio de planejamento
  • Estar preparado para gerenciar crises que você não pode evitar
  • Identificar uma crise e contê-la antes que ela se alastre ainda mais
  • Solucionar uma crise da forma mais eficaz
  • Aprender com crises anteriores
  • Cuidar de si próprio durante uma crise 

Nenhum comentário:

Postar um comentário