quinta-feira, 9 de junho de 2011

Gerenciando Crises - Parte 02


1 – O que é uma crise?
11 de setembro de 2001 - como uma crise foi evitada
O dia 11 de setembro foi, sem sombra de dúvida, a pior crise da história contemporânea norte-americana. Milhares de vidas se perderam no World Trade Center em Nova York, no Pentágono e no interior da Pensilvânia. O World Trade Center era a sede de várias das principais instituições financeiras nos Estados Unidos e por isso, além da terrível perda humana com a queda das duas torres, registros financeiros, computadores pessoais, servidores e discos de back-up – e todas as informações neles contidas – foram destruídos.
Então, o que aconteceu com todos os dados? Hipotecas? Informações de crédito? Dados de investimento?
Apenas 5% das empresas envolvidas no ataque não irão recuperar seus dados. Por quê? Porque, com o ataque às torres em 1993, a maioria das empresas do World Trade Center aprendeu a criar e a implementar planos de armazenamento de dados cruciais fora da sede. Em 11 de setembro de 2001, a maior parte dos dados armazenados no World Trade Center existia em duplicata em algum outro lugar.
2 – Definindo uma crise
Em termos simples, toda crise é uma mudança-repentina ou que se desenvolve lentamente que resulta em um problema urgente, que deve ser trabalhado imediatamente. Uma crise pode ocorrer de várias formas:
  • A descoberta de defeitos em um produto que podem causar risco de vida
  • Hackers de computadores desligam todo o sistema, impedindo o acesso de clientes
  • Uma forte geada destrói uma região de plantação de cítricos
  • Um ataque terrorista destrói vidas e propriedades
  • Um gerente-chave morre sem que haja um substituto imediato
Crises não representam o ciclo normal de altos e baixos de uma empresa, ou seja, problemas recorrentes que a empresa tem de enfrentar toda vez que assume riscos e explora novas oportunidades.
Crises são acontecimentos difíceis e dolorosos. Ainda assim, coisas boas surgem com essas experiências difíceis porque o aprendizado que se adquire ao lidar com crises contêm as sementes do sucesso para a prevenção e o gerenciamento de crises e, em alguns casos, até mesmo para a identificação de novas oportunidades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário