quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Gerenciando sua Carreira p. 01

 Resumo
Esse tema contém informações sobre como:
  • Identificar seus principais interesses profissionais, habilidades e valores pela recompensa do trabalho
  • Identificar as oportunidades profissionais no papel que você exerce atualmente ou em outra função da organização que lhe permitam expressar aqueles interesses alcançar as recompensas e usar ou desenvolver aquelas habilidades
  • Beneficiar-se dos recursos e processos que visam ao desenvolvimento profissional, tais como orientadores de carreira, mentores, construir uma rede de relacionamentos visando obter informações, entrevistas informativas, bem como revisões de desenvolvimento profissional
  • Ajudar outros a gerenciar suas carreiras
  
O que é desenvolvimento de carreira?
A mudança é algo natural!
O mundo está passando por mudanças muito rápidas, inclusive o mundo do trabalho. O ritmo alucinante das mudanças que marcou as décadas recentes, às vezes, pode deixá-lo perplexo, caso você seja:
  • O gerente de uma grande empresa
  • Um empreendedor dirigindo seu próprio negócio
  • Um funcionário de uma pequena empresa
  • Um empreiteiro independente, que presta serviços a seus clientes
Quando o assunto é sua carreira, a mudança é algo natural – e saudável! Você fortalece suas habilidades profissionais todas as vezes que
  • Assume novos desafios
  • Adquire mais conhecimento quanto ao que espera de seu trabalho
  • Aprende um novo conjunto de habilidades
Com isso, você trabalha com mais satisfação e contribui mais para a sua organização.
O processo que envolve avaliar onde você se encontra em sua vida profissional, decidir aonde você quer chegar e, então, fazer as mudanças necessárias para atingir o alvo é chamado de desenvolvimento de carreira. Trata-se de um processo contínuo, orquestrado por você mesmo.
Para gerenciar sua carreira é necessário que você encare o seu desenvolvimento profissional como um caminho ou direção, ao invés de um fim ou um emprego. Sua carreira não representa uma única decisão tomada após sua formatura, mas, ao contrário, trata-se de um processo contínuo que você define ou redefine ao longo de seu crescimento profissional.
Com este tema, você vai aprender como gerenciar sua carreira – quer você esteja no início do processo ou apenas considerando a possibilidade de fazer alguma mudança em sua situação atual.
Crescendo em sua empresa
Enquanto você considera a possibilidade de redefinir sua trajetória profissional (ou de descobrir uma nova), cuidado para não cair vítima da crença popular chamada sedução da mudança – quando a pessoa fica tentada a mudar de empresa toda vez que ela se sente infeliz com o seu trabalho. O fato é que talvez o problema não esteja em sua empresa. É bem mais provável que o problema esteja no papel que você está desempenhando.
Você tem uma excelente oportunidade de usufruir renovada satisfação em seu trabalho se aproveitar as condições favoráveis em sua empresa para progredir e desenvolver novas habilidades quer aperfeiçoando seu papel atual ou assumindo um ou mais papéis inteiramente novos. Com isso, sua empresa também se beneficia porque agora ela tem um funcionário ainda mais leal (você!), sem incorrer em custos de avaliação, contratação e treinamento de um substituto. As organizações de grande ou pequeno porte percebem agora que, a fim de permanecerem competitivas neste mundo de rápidas mudanças, elas precisam de funcionários que
  • Sejam dedicados à idéia de contínua aprendizagem
  • Avaliem regularmente seus interesses, valores e habilidades, de modo a descobrir os tipos de trabalho em que mais se encaixam
  • Estejam comprometidos com o sucesso da empresa
  • Estejam conscientes de que habilidades e comportamentos a empresa vai precisar ao longo do caminho – e que estejam dispostos e capacitados a desenvolver essas capacidades com rapidez e flexibilidade
  • Facilmente aceitem ser transferidos de uma função para outra e que sejam capazes de deixar uma responsabilidade regular para assumir projetos especiais
Passando pelo processo de mudança de função
Mesmo que a mudança seja algo natural e saudável, isso não quer dizer que seja sempre fácil. Gerenciar seu próprio desenvolvimento profissional requer algum esforço concentrado de sua parte, conforme sugerem os passos seguintes.
1.      A tarefa mais crítica é conhecer a si mesmo; isto é, ser capaz de articular ou rever os seguintes pontos:
·   Seus principais interesses profissionais;
·   Os valores mais importantes de seu trabalho;
·   Suas habilidades mais notáveis.
2.      Familiarizar-se com as diversas oportunidades de desenvolvimento e recursos que sua empresa pode oferecer.
3.      Perseguir aquelas oportunidades que para você são as melhores.
Este processo pode ser tanto encorajador quanto desanimador. No entanto, se você pode prever o que vai acontecer você estará em melhores condições de passar pelo processo de mudança. Esteja pronto para conviver com situações em que as coisas parecem não andar, ou quando se movem rápido demais. Algumas vezes você vai achar que o caminho a seguir está logo à sua frente, iluminado e convidativo – apenas para acordar no dia seguinte com uma idéia completamente diferente!
A boa notícia é que existem inúmeros recursos disponíveis que podem ajudá-lo a passar pelo processo de crescimento profissional - incluindo o apoio e o insight de seus colegas, amigos e de sua família. Você também pode beneficiar-se de uma seleção de ferramentas formais que o ajudarão a identificar seus interesses, seus valores e suas habilidades.
Assumindo o controle de sua carreira
Por que você é o responsável.
A idéia de que os funcionários devem responsabilizar-se pelo seu desenvolvimento profissional é algo relativamente novo. No passado, as pessoas esperavam poder escolher sua carreira bem cedo na vida; encontrar um emprego e permanecer naquela empresa o resto de suas vidas.
Como recompensa pela sua lealdade e permanência na empresa, essas pessoas recebiam todo tipo de proteção – incluindo estabilidade no emprego, ascensão na hierarquia da empresa (com correspondentes aumentos de salário) e um plano de aposentadoria. No mundo empresarial de hoje, esse tipo de contrato entre empregado e empregador não é mais praticado por inúmeras empresas. Por quê? Porque as regras da relação de trabalho foram radicalmente reformuladas por uma convergência de mudanças, dentre as quais destacamos:
  • Globalização da economia
  • Mudança da era industrial para a era da informação
  • Novos avanços da tecnologia (por exemplo, a internet)
  • Uma explosão de idéias empreendedoras e a proliferação de novas empresas de pequeno porte, de rápido crescimento
  • Uma onda de reengenharia e reestruturação que tem levado as empresas a se tornarem mais horizontalizadas e mais enxutas
Essas mudanças indicam que as habilidades necessárias para manter a competitividade de qualquer empresa – grande ou pequena,  nova ou antiga – estão passando por transformações em ritmo cada vez mais acelerado.
Por sua vez, isso obriga as pessoas a atualizar e a ampliar suas aptidões com maior freqüência, além de terem de usar uma gama ainda mais variada de habilidades – quer sejam funcionários de uma empresa ou donos de seu próprio negócio ou estejam no início ou no final de carreira.
Especialmente os gerentes de nível médio têm sentido, de diversas formas, o impacto dessa horizontalizarão organizacional:
  • As responsabilidades e os papéis dos gerentes sofreram mudanças tão dramáticas que muitas pessoas já não têm mais certeza de como definir o termo gerente.
  • Por causa das dispensas temporárias e da reestruturação das últimas décadas, muitos gerentes acabaram perdendo o emprego ou tiveram de aceitar uma redefinição de responsabilidade nada desejável.
Esses cenários podem acarretar dificuldades mesmo para os mais fortes. No entanto, as coisas não são tão lúgubres assim. As empresas se reinventaram; surgiram novas oportunidades que, há alguns anos, ninguém poderia sequer imaginar.
Você pode ter um papel proativo nesta época de mudanças. Como? Assumindo o controle do desenvolvimento de sua carreira – constantemente identificando o que você deseja aprender e dando os passos necessários para adquirir esse conhecimento. Além disso, o desenvolvimento profissional não significa, necessariamente, que você tem de mudar de profissão ou de emprego ou que, pela primeira vez, você vai conseguir identificar sua profissão ideal, assim como aconteceria com as pessoas que acabaram de entrar na força de trabalho. Pode ser que você tenha de crescer e aumentar sua satisfação dentro dos limites de seu papel atual e de sua trajetória profissional. Isso é bem mais saudável e mais estimulante do que cair vítima de uma rotina enfadonha, fazendo as mesmas coisas ano após ano. Além disso, você se torna um funcionário bem mais valioso para a sua empresa.
Pense em sua carreira como se fosse uma treliça e não uma escada
O fato é que, no mundo empresarial de hoje, o desenvolvimento de carreira aplica-se a qualquer pessoa – independentemente de qual seja sua indústria, posição ou idade. Para que você consiga ter uma idéia das diferenças entre as regras da relação de trabalho atuais e as do passado, compare a idéia de uma carreira do tipo escada e uma carreira do tipo treliça. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário