quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Gerenciando sua Carreira p. 06

Ajudando outros a gerenciar suas carreiras
Ajudar outros é uma estrada de mão dupla
Toda vez que você ajuda alguém - fazendo contatos ou promovendo entrevistas informativas – esta pessoa, por sua vez, vai querer ajudar outros também. Você se torna, assim, parte de um constante processo informal de troca de informações – uma rede natural de pessoas que estão dispostas a dar e a receber ajuda.
Por exemplo, digamos que você seja abordado por um colega que trabalha em outro departamento querendo saber se você conhece algum engenheiro com quem ele possa conversar. Você diz que sim e dá ao seu colega alguns nomes. Meses depois, você encontra aquela mesma pessoa e se lembra de que ela poderia ajudá-lo a encontrar algum especialista em marketing com quem você possa conversar.
Ponha sua organização em primeiro lugar!
Assim como seus colegas podem ajudá-lo a determinar suas metas profissionais e a identificar oportunidades de crescimento em sua empresa, da mesma forma você pode fazer o mesmo por seus subordinados diretos ou colegas de trabalho. De fato, ao apoiá-los dessa forma, você estará fazendo o que há de melhor pelos interesses de sua organização.
Ao ajudar seus subordinados diretos a encontrar encorajamento e satisfação no trabalho, você estará colocando sua organização em primeiro lugar – por dois motivos:
  1. Você encoraja pessoas de talento e que são ambiciosas a permanecer na empresa – de modo que a organização consegue reter funcionários valiosos. Com isso, você apóia sua empresa em seu esforço de construir uma sólida força de trabalho.
  2. Você ajuda sua organização a reduzir custos. Afinal, custa caro encontrar, contratar e treinar funcionários substitutos!
Fale a língua de interesses, valores e habilidades
Para apoiar as metas profissionais de seus subordinados diretos, é necessário que você as conheça e as tenha sempre em mente. Para tanto, programe regularmente reuniões de desenvolvimento profissional (RDPs) com cada um de seus subordinados.
Tente tornar as RDPs parte das avaliações de desempenho ou realize-as separadamente. Qualquer que seja sua decisão neste sentido, certifique-se de que a discussão gira em torno de principais interesses profissionais, valores de recompensa pelo trabalho e habilidades. Isso vai manter a reunião focada e fará com que tanto você quanto o seu subordinado direto sejam específicos quando falarem sobre as metas dele.
Ajude outros a identificar oportunidades em sua organização
Você pode ajudar seus subordinados diretos a encontrar oportunidades de diversas maneiras:
  • Redefinindo um papel atual. Considere a possibilidade de redefinir um papel atual de modo que se encaixe melhor nos interesses, nos valores e nas habilidades da pessoa.
  • Ajudando-os a fazer uma rede de relacionamentos. Descubra quem são as pessoas na empresa que, na sua opinião, têm condições de proporcionar oportunidades de crescimento, direcionamento, insight e, até mesmo, de novos contatos. Dê exemplos de estratégias que podem ser usadas para se conseguir uma reunião com essas pessoas ou use sua influência a esse respeito.
  • Avalie as opções. Assim que você tiver identificado as oportunidades potenciais, juntamente com o seu subordinado direto, ajude-o a avaliar até que ponto ele vai conseguir assimilar essas oportunidades e se adequar a elas. Novamente, ao discutir o potencial de uma oportunidade, utilize a linguagem de interesses, valores e habilidades.
Recompense os gerentes que ajudam outros
Você supervisiona gerentes que têm subordinados diretos? Se assim for, você pode reforçar a idéia de que ajudar outros a gerenciar seu desenvolvimento profissional é algo de muito valor para sua empresa.
Como? Recompensando os gerentes que se destacam nessa responsabilidade. Considere a possibilidade de
  • Avaliar o sucesso que o seu gerente tem nessa área como parte constante das avaliações de desempenho
  • Atrelar algum tipo de remuneração ao seu êxito em desenvolver profissionalmente os seus subordinados diretos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário