Assim que você tiver avaliado suas habilidades, o próximo passo é obter um quadro completo de sua personalidade, pegando as informações sobre as habilidades e combinando-as com o que você aprendeu a respeito de seus principais interesses profissionais e valores de trabalho.
Agora você pode usar esse conhecimento e essas informações para redefinir seu papel atual, visando ao seu desenvolvimento profissional.
Você também pode começar a avaliar as oportunidades de crescimento disponíveis em sua empresa e escolher aquelas que para você são as mais adequadas.
Durante esse processo em que você obtém conhecimento e informações sobre sua pessoa, sobre seus interesses, seus valores e suas habilidades, lembre-se de que interesses e valores são os mais importantes. Ao avaliar uma oportunidade de desenvolvimento em sua carreira, certifique-se de que ela se encaixa em seus principais interesses profissionais e valores de trabalho. Se assim for, você pode muito bem optar por adquirir as habilidades que vão ajudá-lo a desempenhar a nova função.
Descobrindo oportunidades de desenvolvimento em sua empresa
Iniciando a busca de uma oportunidade de crescimento Certamente você já se empenhou em identificar os seus principais interesses profissionais, em determinar seus principais valores de recompensa pelo trabalho e em avaliar suas habilidades mais notáveis. Você pode até mesmo já ter definido um alvo de oportunidade de carreira.
Qual é o próximo passo?
Muitas empresas dispõem de um processo local explícito para capacitar funcionários a explorar e a perseguir novas oportunidades. Por exemplo, você pode receber de algumas organizações a sugestão de visitar o centro de gerenciamento de carreira, rever o banco de empregos e seguir as diretrizes que elas estabelecerem.
Outras empresas pedem que você primeiro converse com o seu superior hierárquico.
Dessa forma, seu superior pode ficar a par de suas intenções e ajudá-lo a redefinir seu papel atual ou a identificar oportunidades potenciais que possam existir em outra parte da organização.
De fato, na maioria das organizações, parte da responsabilidade de um gerente é ajudar seus subordinados diretos a determinar suas metas e a descobrir oportunidades de crescimento apropriadas a cada um deles. Ao dar esse tipo de apoio, o gerente ajuda a organização a reter funcionários de talento – passo imprescindível para qualquer empresa que deseja manter sua competitividade na economia moderna. Você também pode dar o mesmo tipo de apoio aos seus subordinados diretos.
Identificando as oportunidades de crescimento em sua organização
Existem diversas maneiras de identificar oportunidades potenciais de crescimento dentro de sua empresa. A chave é ter certeza de que você conhece sua empresa. Em outras palavras:
- Sendo o mais simples possível, que tipo de trabalho é executado pela sua organização?
- Quais são as necessidades e os desafios mais importantes de sua empresa?
- Como você poderia contribuir com os esforços de sua empresa, de tal forma que seja compatível com os seus interesses, seus valores e suas habilidades mais importantes?
- Use os recursos de gerenciamento de carreira disponibilizados por sua empresa. Muitas empresas disponibilizam diversas maneiras de como se inteirar das oportunidades de crescimento. Descubra quais são – e tire proveito delas! Alguns exemplos são:
- Centros de carreira, dirigidos por orientadores e especialistas de planejamento estratégico de carreira
- Redes internas de pessoas que estão dispostas a falar com qualquer colega sobre seu trabalho
- Oportunidades de trabalhar em diferentes funções, cobrindo falta de colegas que estão fazendo alguma reciclagem
- Banco de empregos que descreva todas as funções disponíveis na organização
- Material de referência e treinamento para ajudá-lo a criar um plano de crescimento profissional e a aprimorar suas habilidades de elaborar um currículo e de participar de entrevistas de emprego
- Cursos internos sobre diversos assuntos e habilidades relacionados a empregos dentro da empresa
- Programas de reembolso de mensalidades pagas para estudo universitário ou em escolas de testes vocacionais
- Faça contatos, faça contatos, faça contatos! Fazer contatos significa simplesmente conhecer pessoas dentro de sua organização que podem ajudá-lo a ficar por dentro das oportunidades de carreira e como persegui-las. Para se tornar um perito em fazer contatos, pergunte-se: Quem sabe mais a respeito das coisas que acontecem na organização? Procure, então, oportunidades de conhecer essas pessoas para conversar com elas sobre suas intenções.
- Cultive relacionamentos com mentores. Mentores são peritos que podem ajudá-lo a conhecer detalhadamente os tipos específicos de trabalho e as estratégias de como definir uma carreira. Podem ser pessoas que trabalham dentro ou fora de sua organização, membros de associações profissionais – qualquer pessoa que seja respeitada pela experiência e pelo conhecimento.
- Consulte um orientador de carreira. Muitas organizações têm funcionários que trabalham como orientadores de carreira e que podem ajudá-lo a identificar oportunidades potenciais. Se sua organização disponibiliza esse tipo de serviço, marque uma entrevista. Caso contrário, veja a possibilidade de se entrevistar com um orientador de carreira autônomo. Uma vez que esses profissionais cobram caro, é melhor consultar o mercado para determinar qual é a melhor opção.
Antes de decidir que oportunidades de crescimento você vai perseguir, pergunte-se:
- Até que ponto a função que desejo alcançar se harmoniza com meus interesses, meus valores e minhas habilidades?
- Até que ponto a função que desejo alcançar se harmoniza com a pessoa na qual eu quero me tornar? (Isto é, Que oportunidades de aprendizagem a função me oferece?)
Adquirindo as habilidades de que você precisa
Existem diversas maneiras de melhorar suas habilidades, como:
- Treinamento local
- Cursos para adultos
- Educação à distância
- Cursos on-line
Entrevistas informativas
Assim que você tiver identificado possíveis oportunidades de desenvolvimento, faça os arranjos para as entrevistas informativas. Essas entrevistas podem ser feitas com pessoas que atualmente exercem a função na qual você está interessado ou com gerentes ou chefes de departamento ou divisão que podem prover-lhe informações pertinentes ao trabalho. Uma entrevista para colher informações deve ser menos formal do que uma entrevista para emprego porque ela.
- Permite que você tenha a oportunidade de conhecer mais sobre as funções que lhe interessam
- Ajuda-o a conhecer superiores hierárquicos potenciais e outras pessoas que trabalham em departamentos ou divisões nos quais você está interessado
- Permite que você revele os seus talentos
- Pode ajudá-lo a ter melhor discernimento das funções que sejam interessantes. (Mesmo que uma entrevista revele que um determinado emprego não é uma boa opção para você, use aquele momento como oportunidade de fazer um novo contato, pedindo ao entrevistador nomes de outras pessoas com quem você possa conversar.)
- Sua intenção é colher informações e não pedir emprego.
- A maioria das pessoas tem prazer em falar sobre seu trabalho, desde que você respeite o horário delas (não peça mais que vinte minutos) e deixe bem claro que as informações delas serão valiosas.
- As pessoas vão se sentir à vontade para se reunir com você, especialmente se você foi indicado por alguém que elas conhecem e respeitam. Assim sendo, introduza o assunto de uma entrevista dizendo algo como: Olá, meu nome é ______. Atualmente, trabalho como _______ e estou interessado em saber mais sobre _______. Meu colega _______ comentou comigo que você seria a pessoa mais indicada para eu procurar. Será que eu poderia merecer vinte minutos de sua atenção em um horário que for o mais conveniente para você?
Nenhum comentário:
Postar um comentário