quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Gerenciando sua Carreira p. 05

Juntando tudo
Assim que você tiver avaliado suas habilidades, o próximo passo é obter um quadro completo de sua personalidade, pegando as informações sobre as habilidades e combinando-as com o que você aprendeu a respeito de seus principais interesses profissionais e valores de trabalho.
Agora você pode usar esse conhecimento e essas informações para redefinir seu papel atual, visando ao seu desenvolvimento profissional.
Você também pode começar a avaliar as oportunidades de crescimento disponíveis em sua empresa e escolher aquelas que para você são as mais adequadas.
Durante esse processo em que você obtém conhecimento e informações sobre sua pessoa, sobre seus interesses, seus valores e suas habilidades, lembre-se de que interesses e valores são os mais importantes. Ao avaliar uma oportunidade de desenvolvimento em sua carreira, certifique-se de que ela se encaixa em seus principais interesses profissionais e valores de trabalho. Se assim for, você pode muito bem optar por adquirir as habilidades que vão ajudá-lo a desempenhar a nova função.
Descobrindo oportunidades de desenvolvimento em sua empresa
Iniciando a busca de uma oportunidade de crescimento
Certamente você já se empenhou em identificar os seus principais interesses profissionais, em determinar seus principais valores de recompensa pelo trabalho e em avaliar suas habilidades mais notáveis. Você pode até mesmo já ter definido um alvo de oportunidade de carreira.
Qual é o próximo passo?
Muitas empresas dispõem de um processo local explícito para capacitar funcionários a explorar e a perseguir novas oportunidades. Por exemplo, você pode receber de algumas organizações a sugestão de visitar o centro de gerenciamento de carreira, rever o banco de empregos e seguir as diretrizes que elas estabelecerem.
Outras empresas pedem que você primeiro converse com o seu superior hierárquico.
Dessa forma, seu superior pode ficar a par de suas intenções e ajudá-lo a redefinir seu papel atual ou a identificar oportunidades potenciais que possam existir em outra parte da organização.
De fato, na maioria das organizações, parte da responsabilidade de um gerente é ajudar seus subordinados diretos a determinar suas metas e a descobrir oportunidades de crescimento apropriadas a cada um deles. Ao dar esse tipo de apoio, o gerente ajuda a organização a reter funcionários de talento – passo imprescindível para qualquer empresa que deseja manter sua competitividade na economia moderna. Você também pode dar o mesmo tipo de apoio aos seus subordinados diretos.
Identificando as oportunidades de crescimento em sua organização
Existem diversas maneiras de identificar oportunidades potenciais de crescimento dentro de sua empresa. A chave é ter certeza de que você conhece sua empresa. Em outras palavras:
  • Sendo o mais simples possível, que tipo de trabalho é executado pela sua organização?
  • Quais são as necessidades e os desafios mais importantes de sua empresa?
  • Como você poderia contribuir com os esforços de sua empresa, de tal forma que seja compatível com os seus interesses, seus valores e suas habilidades mais importantes?
Você também precisa descobrir os tipos de atividades executadas pelas pessoas dentro da organização. Com isso, você vai ter um quadro bem mais abrangente de como a empresa funciona. Para que consiga reunir todas essas informações, será necessário fazer uma pesquisa e você terá de estar disposto a conhecer as pessoas que podem ajudá-lo. A seguir, apresentamos quatro idéias de como iniciá-la:
  1. Use os recursos de gerenciamento de carreira disponibilizados por sua empresa. Muitas empresas disponibilizam diversas maneiras de como se inteirar das oportunidades de crescimento. Descubra quais são – e tire proveito delas! Alguns exemplos são:
    • Centros de carreira, dirigidos por orientadores e especialistas de planejamento estratégico de carreira
    • Redes internas de pessoas que estão dispostas a falar com qualquer colega sobre seu trabalho
    • Oportunidades de trabalhar em diferentes funções, cobrindo falta de colegas que estão fazendo alguma reciclagem
    • Banco de empregos que descreva todas as funções disponíveis na organização
    • Material de referência e treinamento para ajudá-lo a criar um plano de crescimento profissional e a aprimorar suas habilidades de elaborar um currículo e de participar de entrevistas de emprego
    • Cursos internos sobre diversos assuntos e habilidades relacionados a empregos dentro da empresa
    • Programas de reembolso de mensalidades pagas para estudo universitário ou em escolas de testes vocacionais
  2. Faça contatos, faça contatos, faça contatos! Fazer contatos significa simplesmente conhecer pessoas dentro de sua organização que podem ajudá-lo a ficar por dentro das oportunidades de carreira e como persegui-las. Para se tornar um perito em fazer contatos, pergunte-se: Quem sabe mais a respeito das coisas que acontecem na organização? Procure, então, oportunidades de conhecer essas pessoas para conversar com elas sobre suas intenções.
  3. Cultive relacionamentos com mentores. Mentores são peritos que podem ajudá-lo a conhecer detalhadamente os tipos específicos de trabalho e as estratégias de como definir uma carreira. Podem ser pessoas que trabalham dentro ou fora de sua organização, membros de associações profissionais – qualquer pessoa que seja respeitada pela experiência e pelo conhecimento.
  4. Consulte um orientador de carreira. Muitas organizações têm funcionários que trabalham como orientadores de carreira e que podem ajudá-lo a identificar oportunidades potenciais. Se sua organização disponibiliza esse tipo de serviço, marque uma entrevista. Caso contrário, veja a possibilidade de se entrevistar com um orientador de carreira autônomo. Uma vez que esses profissionais cobram caro, é melhor consultar o mercado para determinar qual é a melhor opção.
Escolhendo corretamente as oportunidades de crescimento
Antes de decidir que oportunidades de crescimento você vai perseguir, pergunte-se:
  • Até que ponto a função que desejo alcançar se harmoniza com meus interesses, meus valores e minhas habilidades?
  • Até que ponto a função que desejo alcançar se harmoniza com a pessoa na qual eu quero me tornar? (Isto é, Que oportunidades de aprendizagem a função me oferece?)
As melhores funções para o seu desenvolvimento são as que não se harmonizam totalmente com os seus anseios, isto é, aquelas que vão exigir mais de você, apresentando desafios que vão encorajá-lo a adquirir novas habilidades e novos conhecimentos. É evidente que essas funções apresentam alguma forma de risco. Portanto, você não vai conseguir chegar ao máximo de sua produtividade logo em seguida. Afinal, será preciso tempo para aprender as novas dimensões do trabalho. O desafio é aproveitar uma oportunidade que não exija demais de você ou que não seja exageradamente arriscada. Em linhas gerais, um risco é considerado grande demais se você perceber que, antes que você possa dar alguma contribuição significativa, será necessário passar pelo processo de aprendizagem por um período superior a seis meses.
Adquirindo as habilidades de que você precisa
Existem diversas maneiras de melhorar suas habilidades, como:
  • Treinamento local
  • Cursos para adultos
  • Educação à distância
  • Cursos on-line
Não obstante, o ponto-chave que se deve ter em mente é que nem sempre você precisa voltar a estudar para fazer uma mudança radical em sua carreira profissional. Antes que você decida gastar grandes somas de dinheiro (e tempo) para adquirir um novo diploma, faça alguma pesquisa, a fim de se certificar de que não existe outra maneira mais em conta ou que leve menos tempo para que você consiga adquirir as habilidades necessárias para o seu desempenho na nova função.
Entrevistas informativas
Assim que você tiver identificado possíveis oportunidades de desenvolvimento, faça os arranjos para as entrevistas informativas. Essas entrevistas podem ser feitas com pessoas que atualmente exercem a função na qual você está interessado ou com gerentes ou chefes de departamento ou divisão que podem prover-lhe informações pertinentes ao trabalho. Uma entrevista para colher informações deve ser menos formal do que uma entrevista para emprego porque ela. 
  • Permite que você tenha a oportunidade de conhecer mais sobre as funções que lhe interessam
  • Ajuda-o a conhecer superiores hierárquicos potenciais e outras pessoas que trabalham em departamentos ou divisões nos quais você está interessado
  • Permite que você revele os seus talentos
  • Pode ajudá-lo a ter melhor discernimento das funções que sejam interessantes. (Mesmo que uma entrevista revele que um determinado emprego não é uma boa opção para você, use aquele momento como oportunidade de fazer um novo contato, pedindo ao entrevistador nomes de outras pessoas com quem você possa conversar.)
Para que você tenha êxito em marcar uma entrevista informativa, seja sincero e honesto ao contactar entrevistados potenciais. Se você fica nervoso ao fazer contatos, tenha sempre em mente:
  • Sua intenção é colher informações e não pedir emprego.
  • A maioria das pessoas tem prazer em falar sobre seu trabalho, desde que você respeite o horário delas (não peça mais que vinte minutos) e deixe bem claro que as informações delas serão valiosas.
  • As pessoas vão se sentir à vontade para se reunir com você, especialmente se você foi indicado por alguém que elas conhecem e respeitam. Assim sendo, introduza o assunto de uma entrevista dizendo algo como: Olá, meu nome é ______. Atualmente, trabalho como _______ e estou interessado em saber mais sobre _______. Meu colega _______ comentou comigo que você seria a pessoa mais indicada para eu procurar. Será que eu poderia merecer vinte minutos de sua atenção em um horário que for o mais conveniente para você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário