quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Passos para definir seus valores de recompensa pelo trabalho

  1. Utilize cartões para anotar todos os valores de recompensa pelo trabalho de que você conseguir se lembrar, cada valor em um cartão diferente.
É impossível fazer uma lista completa, portanto sinta-se à vontade para acrescentar os valores que podem ajudá-lo a selecionar as oportunidades de desenvolvimento mais indicadas para você.
Valores do local de trabalho podem incluir:
  • Um ambiente de franqueza, camaradagem e amizade
  • Acesso às pessoas experientes na empresa e aos experts da industria
  • Benefícios, como creches e asilos
  • Formas de remuneração, como opção de se tornar acionista, planos de pensão e participação nos lucros
  • Programação de opções, como flexibilidade de horário, trabalho em casa e reciclagens
  1. Em cada cartão, comente brevemente a respeito do significado que aquele valor tem para você.
Valores são altamente abstratos e podem significar diferentes coisas para diferentes pessoas, dependendo da cultura da pessoa, de sua personalidade, de sua história familiar, e assim por diante.
Exemplo: A idéia que determinada pessoa tem de contrabalançar o trabalho com a vida pessoal talvez seja a de trabalhar não mais que quarenta horas semanais. Para uma outra pessoa, o ideal é trabalhar até sessenta horas semanais, mas usar os finais de semana para passar com a família.
  1. Espalhe os cartões sobre uma mesa.

  1. Selecione-os por ordem de importância.
Caso dois ou mais valores pareçam ter a mesma importância para você, coloque-os um ao lado do outro. Se você decidir que determinado valor não tem qualquer importância para você, ponha o cartão de lado.
  1. Tome nota da ordem que você escolheu.
Não se preocupe com os valores que parecem estar recebendo mais importância neste estágio ou se você está tendo problemas para decidir qual de dois valores, aparentemente da mesma importância, deveria vir primeiro. Apenas memorize ou escreva um resumo de sua percepção nesse estágio.
  1. Guarde o conjunto de cartões por uma ou duas semanas.
  2. Repita o mesmo exercício para ver se alguma coisa mudou.
Repita o processo até que você esteja confiante de que a sua hierarquia de cartões reflete com precisão os seus valores de trabalho.
Exemplos: Digamos que você repita esse exercício cinco vezes e em todas elas a associação (trabalhar com colegas que você aprecia, respeita e admira) acabe vindo para uma das três principais posições da hierarquia. Você pode estar certo de que esse é um dos seus valores mais importantes.
  1. Ao analisar novas oportunidades de desenvolvimento, considere os três ou quatro valores mais importantes como se fossem uma lista de compras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário