quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Gerenciando sua Carreira p. 07

Perguntas mais freqüentes
É durante a juventude que os principais interesses profissionais são determinados e permanecem inalterados por toda a vida?
Em geral, são determinados nos primeiros anos após você completar 20 anos de idade. É nesse período que surge um padrão discernível cujos contornos básicos permanecem notadamente estáveis.
Como foram desenvolvidos os oito principais interesses profissionais?
Foram desenvolvidos a partir da análise de centenas de respostas fornecidas por pessoas que participaram de testes que abordaram seus interesses no trabalho. Os principais interesses descrevem atividades fundamentais e essenciais para o trabalho.
Qual é o erro mais freqüente que as pessoas cometem ao refletir sobre sua carreira?
O erro mais freqüente é tomar decisões quanto a que carreira seguir, com base naquilo que você acha que você devia ou pode fazer e não com base naquilo que mais desperta o seu interesse ou pelo qual você tem uma queda. É fácil cair nessa armadilha.
Como as pessoas podem facilmente identificar seus principais interesses profissionais?
Você pode utilizar instrumentos como CareerLeader.com e exercícios de imaginação ativa, por meio dos quais você analisa os tipos de trabalho que realizou no passado e que foram os mais inspiradores ou que mais cativaram sua atenção. Você também pode folhear alguns números das revistas de negócios e procurar por aqueles artigos, anúncios, etc., que mais chamam sua atenção. Concentre-se especialmente na diferença entre sentir que você deve voltar a atenção para um determinado assunto e sentir que um determinado assunto atrai sua atenção.
Pode uma pessoa ter mais de um principal interesse profissional?
Sim. Em geral, as pessoas têm dois ou mais interesses, sendo um deles predominante.
Como tem mudado o conceito das pessoas sobre trabalho e carreira?
A idéia de emprego tem passado por mudanças. As pessoas não estão mais usando a palavra emprego, e sim oportunidades de trabalho. O emprego em si está cada vez mais escasso. Expressões como Aqui está o seu emprego, seu título e sua mesa e, provavelmente, você vai trabalhar aqui por cinco anos. Em vez disso o que se ouve dizer é: Temos um problema ou um projeto e você tem uma habilidade já adquirida que pode nos ajudar. Quando tudo estiver terminado, vamos discutir o assunto e talvez tenhamos outros problemas que você pode nos ajudar a resolver. Mas, talvez isso não aconteça. A duração da oportunidade de trabalho depende da duração do projeto.
Isso não acontece apenas com freelancers, mas, também, com funcionários de tempo integral. Você pode estar empregado já por muito tempo, mas suas responsabilidades podem ser regularmente alteradas. Isso também acontece com funcionários de qualquer idade, e não apenas com pessoas de 25 anos de idade.
Qual é a proporção de pessoas que encontram um trabalho satisfatório?
Hoje em dia, essa é uma busca constante de qualquer pessoa. Embora acabem encontrando um trabalho que lhes traga satisfação, temos de estar sempre refinando e buscando o que consideramos um trabalho que nos traga realização. Mesmo que com o passar do tempo nossos principais interesses profissionais permaneçam estáveis, as oportunidades que temos de expressá-los depende da situação econômica e de outras mais que estão sob constantes mudanças. De modo que é necessário que você esteja freqüentemente em dia com o processo de mudança.
Uma vez que o seu superior imediato não pretende perdê-lo, como é possível introduzir o assunto de mudança de carreira?
A melhor forma de fazer isso é estruturar a conversa em torno da questão de fazer ajustes no trabalho, isto é, como você pode redefinir seu papel atual de modo que ele se harmonize mais com os seus principais interesses profissionais, seus valores de recompensa pelo trabalho e suas habilidades. Além disso, venha preparado para apresentar soluções de como lidar com as ramificações de qualquer mudança. Por exemplo, se você deseja ficar livre de determinadas responsabilidades, qual seria sua sugestão quanto a como lidar com elas? Se não há a menor possibilidade de redefinir seu papel, tente outras oportunidades dentro da empresa. Se sua empresa é do tipo que dá ênfase à retenção de talentos, seu superior será recompensado por ter ajudado um bom funcionário a encontrar novas oportunidades dentro da empresa.
Caso eu contate alguém a fim de solicitar uma entrevista informativa ou uma reunião na qual eu possa colher informações, esta pessoa não vai achar que eu estou tentando usá-la?
De forma alguma, desde que você seja sincero e respeite o tempo dela. Faça questão de mostrar-lhe que você aprecia as informações que vocês estão compartilhando. Lembre-se de que sua intenção não é tanto de pedir um emprego, mas sim de pedir informações. A maioria das pessoas tem prazer em conversar sobre o emprego delas. Deixe bem claro que a pessoa foi fortemente recomendada por alguém que ela conhece e respeita, e que você gostaria de conversar com ela por apenas vinte minutos.
Parece que as habilidades essenciais estão sempre mudando. Como posso adquirir as habilidades de que preciso para continuar fazendo progresso em minha carreira?
Muitas pessoas assumem automaticamente que elas precisam voltar para a escola e conseguir um diploma, a fim de adquirir novas habilidades. Absolutamente, isso não é verdade. A educação continuada é uma alternativa que consome menos tempo e dinheiro. Mas também existem inúmeras outras maneiras de aprender, como acompanhar o trabalho de uma outra pessoa, assumir outras funções que exigem mais de você, participar de seminários, assistir a vídeos ou ouvir fitas K7, ler livros ou boletins informativos, iniciar um curso de educação on-line ou a distância, apresentar-se como voluntário, e assim por diante. A coisa mais importante a fazer é avaliar as opções disponíveis e escolher as que mais se adaptam ao seu estilo de aprendizagem, à sua carência de habilidades, ao seu orçamento e ao seu horário.
A impressão que tenho é de que as pessoas estão tão ocupadas em minha empresa que ninguém se dá conta do que está acontecendo em outros departamentos. Como posso descobrir oportunidades de trabalho sob condições como estas?
Você pode começar conversando com pessoas de outros departamentos a fim de descobrir o que elas fazem, que tipo de cultura elas têm em seus departamentos, e assim por diante. Outra coisa que você pode fazer é pedir a essas pessoas que o convidem para participar de reuniões que normalmente você não pensaria em freqüentar. Além disso, aproveite todos os eventos e as oportunidades de aprendizagem que forem patrocinados pela sua empresa. Essa é uma excelente maneira de, simplesmente, começar a conhecer as pessoas e a aprender mais sobre o funcionamento da empresa. A partir daí, você pode começar a identificar oportunidades e a se beneficiar da rede de relacionamentos que você conseguiu estabelecer para colher informações.
Os valores de recompensa pelo meu trabalho vão sofrer muitas mudanças com o passar dos anos?
É provável que passem por alguma mudança, dependendo das diferentes fases de sua vida. Por exemplo, se você está constituindo uma família, é provável que seus principais valores de recompensa venham a ser segurança financeira e oportunidades de poupança a longo prazo. Se você está apenas iniciando sua vida profissional, talvez o valor mais importante para você seja a oportunidades de viajar. Os valores de recompensa são mais mutáveis do que os principais interesses profissionais, porém menos mutáveis do que as habilidades que, em geral, devem ser prontamente atualizadas, a fim de que os funcionários continuem contribuindo com suas organizações e construindo sua própria trajetória profissional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário